ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
21/03/16

FIO realiza primeira reunião plenária de 2016

A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) realizou nos dias 17 e 18 deste mês, em Curitiba-PR, a primeira reunião plenária do ano com a participação de representantes de onze sindicatos filiados.

 

O presidente da FIO, José Campos Sobrinho, e o presidente do Soepar, Fabiano Sfier, abriram a plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), em Curitiba, a qual tratou das condições de trabalho e negociação coletivas. Na quinta-feira (17), foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária, que decidiu por outorgar à FIO a representatividade para negociação coletiva das entidades de sua base sindical.

Economia foi tema de palestra na plenária da FIO

Professor de economia brasileira e orçamento e finanças públicas, ex-vereador por duas legislaturas na cidade de São Paulo e diretor do Sindicato dos Economistas do estado de São Paulo, o economista Odilon Guedes palestrou durante a reunião plenária da FIO.

Sob o tema Sindicatos e Orçamento Público, a palestra despertou interesse dos presentes, alertando para a importância de que cada cidadão conheça mais sobre orçamento público. O professor iniciou sua fala dizendo que “ninguém sabe nada de orçamento público no Brasil”. E colocou nas mãos da sociedade, por intermédio de suas lideranças, a responsabilidade de combater a corrupção. “Por que se deixar nas mãos dos políticos não adianta”, afirmou. Mas para combater a corrupção é preciso, segundo Odilon, conhecer mais do orçamento público. “O orçamento permite o controle da sociedade sobre as finanças públicas. Os sindicatos no Brasil teriam que ter uma diretoria específica para acompanhar os orçamentos municipais, estaduais e da união”.

Outro assunto abordado na palestra foi a atual crise política e econômica por que passa o Brasil. “Se você conhece o orçamento público do Brasil você passa a entender porque o país tá em crise e o que tem que ser feito pra sair da crise”. Odilon apresentou aos presentes uma “proposta de reforma tributária com transparência das contas públicas”, elaborada pelo Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo, com a adesão de vários sindicatos brasileiros,  indicando vários caminhos para mudar a realidade tributária brasileira. “O Brasil é o país mais injusto na questão da carga tributária, porque o sistema é de cobrança indireta. Ou seja, pega todo mundo, independentemente da renda”, finalizou. Os debates se seguiram acalorados com perguntas e debates entre os presentes.  

ANS esclarece dúvidas sobre relação profissional/operadoras

O segundo dia da reunião plenária da FIO contou com uma palestra do gerente de relacionamento com prestadores da ANS, Felipe Riani, e o assessor jurídico Pedro Villela, especialista em regulação, sob o tema Mecanismos da ANS para defesa da população e do profissional frente às operadoras, abordando três assuntos fundamentais: a substituição de prestador não hospitalar; o reajuste contratual; e as regras para celebração de contratos entre operadoras e prestadores.

O tema, que desperta o interesse de quase totalidade dos cirurgiões-dentistas, gerou debates e questionamentos muito produtivos. Pela importância do tema, toda a manhã foi reservada para os representantes da ANS esclarecerem as dúvidas dos participantes da reunião. 

Outros assuntos foram temas de pauta no segundo dia, entre eles a tomada e aprovação de contas e relatórios de atividades, art. 20, inc. I, do Estatuto, ano base 2015, a avaliação e planejamento anual das atividades e a autorização para realização de Congresso Extraordinário.

A reunião foi encerrada com os informes das atividades dos sindicatos filiados. A Federação Interestadual dos Odontologistas realiza quatro reuniões plenárias anualmente para discutir a odontologia, a saúde pública brasileira e as condições de trabalho do cirurgião-dentista, o SUS e a saúde suplementar.

 

Fonte: FIO

 

Leia também:



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.