Santa Catarina debate ferrovias para o Brasil
FNE, Senge-SC e parcerias ligadas ao setor do transporte ferroviário discutiram as condições para retomada dos investimentos no setor; Murilo Pinheiro participou de mesa sobre infraestrutura
O presidente da FNE e CNTU, Murilo Pinheiro, participou do seminário “Retomando os Trilhos – uma discussão contemporânea”, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC) e FNE em parceria com diversas entidades e empresas.
Pinheiro mediou a mesa que abordou o tema de transportes de cargas, infraestrutura e investimentos. Ele aproveitou para falar sobre o movimento Engenharia Unida e conclamou a juventude a participar dos debates e da política.
O seminário teve como tema central os grandes desafios do setor ferroviário e o cenário tecnológico na atualidade, e abriu suas atividades debatendo os problemas, desafios e tendências da mobilidade urbana e o transporte ferroviário tanto no Brasil quanto no contexto internacional. Ênfase foi dada às inovações do transporte ferroviário no século XXI, com apresentações sobre trens de alta velocidade, avanços e exigências em automação, segurança e conforto.
A relação entre o transporte ferroviário foi abordada em mesa coordenada pelo presidente do Senge-SC, Fábio Ritzmann, encerrando com debates as atividades da manhã.
A tarde foi dedicada a apresentações e debates sobre infraestrutura, investimentos e outros condicionantes do transporte de cargas, com palestras sobre o transporte ferroviário no contexto nacional e o potencial existente no Estado de Santa Catarina. Também foram discutidos os desafios na implementação de uma ferrovia no Brasil, a partir da experiência da Transnordestina.
Entre as parcerias na realização do seminário e participação em palestras e mesas estiveram a Ferrovia Transnordestina, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), a Ferrovia Tereza Cristina, a Associação Nacional dos Engenheiros Ferroviários (Aenfer), além de parlamentares e autoridades.
O evento ocorreu na segunda (04), no auditório da Celesc, em Santa Catarina.
Redação FNE
Leia também:
+ Notícias