Ferroanel Norte poderá movimentar 40 milhões de toneladas de carga
Empresa governamental, a EPL, evidencia o benefício do projeto Ferroanel Norte que poderá aliviar o trânsito pesado dentro da região metropolitana de São Paulo até o ano de 2040.
Uma ferrovia que pode tirar até 4.200 caminhões por dia das estradas da região metropolitana de São Paulo. Esse é o projeto do Ferroanel Norte, uma via férrea prevista para ter 53 km e movimentar cerca de 40 milhões de toneladas de carga até o ano de 2040.
Por meio de um acordo de cooperação técnica, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) - empresa do Governo Federal - trabalha em conjunto com a Desenvolvimento Rodoviário (Dersa) para que a proposta possa se tornar realidade.
Eduardo de Castro e João Victor Domingues, diretores da EPL, receberam o diretor presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, para discutir as alternativas ao projeto e a atual realidade do transporte de cargas na região metropolitana de São Paulo.
As licitações para a contratação de serviços especializados para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e para o Projeto de Engenharia são conduzidas pela Dersa e já se encontram em andamento.
Para o diretor-presidente da EPL, Eduardo de Castro, a ferrovia - que terá um traçado paralelo ao do Rodoanel Norte - "é de extrema importância para a logística do país", visto que a região recebe grande de fluxo de cargas dos portos paulistas.
Além de trazer mais agilidade e reduzir os custos do transporte de cargas, o diretor de planejamento da EPL ressaltou que o projeto também irá melhorar a vida das pessoas que dependem do transporte público na região metropolitana.
"Com o Ferroanel, o transporte de cargas deixará de utilizar as vias férreas utilizadas para o transporte de passageiros, diminuindo o intervalo de espera entre os trens", disse João Victor Domingues.
Fonte: Empresa de Planejamento e Logística (EPL)
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