Farmacêutica Maria da Penha pode ser indicada ao Nobel da Paz
História de luta da profissional inspirou a Lei 11.340/06 que garante direito e proteção à mulher vítima de violência e ganhou seu nome. A Lei Maria da Penha se tornou um marco no combate à violência doméstica.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A farmacêutica brasileira Maria da Penha Maia poderá ser indicada ao prêmio Nobel da Paz de 2017. Durante todo este mês, o comitê da premiação recebe sugestões de possíveis candidatos. O nome de Maria da Penha, como uma das indicações ao prêmio Nobel, será confirmado no próximo mês de fevereiro.
O anúncio foi feito durante a comemoração dos 10 anos da Lei Maria da Penha quando o Senado e o Governo do Distrito Federal (GDF) lançaram a campanha.
Maria da Penha foi vítima de várias agressões do então marido que por duas vezes tentou matá-la e acabou deixando a profissional paraplégica na década de 1980.
Em entrevista a um jornal da grande mídia, Maria da Penha afirmou estar surpresa com a indicação, mas disse que está otimista porque o prêmio pode dar uma mais visibilidade à proteção da mulher.
O Prêmio Nobel da Paz é concedido desde 1901 e já ofereceu prêmios a 97 indivíduos ou organizações.
Fonte: Sinfarmig/Fenafar