ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
05/12/16

CNTU lança sua quinta revista Brasil Inteligente

Participantes da 10ª Jornada Brasil Inteligente conheceram a publicação em primeira mão, durante evento que ocorreu no final da tarde de sexta-feira (2/12), no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de S. Paulo, no Centro da capital paulista.

Foto: Beatriz ArrudaFoto: Beatriz Arruda

 

Integrantes da CNTU, dirigentes e personalidades convidadas a participarem da “10º Jornada Brasil Inteligente - O País que se prepara para o Bicentenário” conheceram a quinta edição da revista Brasil Inteligente, lançada na abertura do evento, tradicionalmente realizado pela Confederação.

Nesta edição, o tema abordado é o projeto “Brasil 2022 – O País que queremos” com matérias sobre educação continuada, plenárias do conselho consultivo, cursos de formação sindical da entidade, campanhas sindicais contra o retrocesso social e a redução de direitos trabalhistas e sociais, entre outras.

A publicação de 80 páginas é uma iniciativa cultural da entidade que reúne as suas realizações, ideias, projetos e diversas ações e campanhas dos últimos meses de 2015 e ao longo deste ano. Para a concretização da obra, federações e sindicatos filiados à CNTU uniram esforços, juntamente com a Comunicação da CNTU, com o objetivo de contar aos trabalhadores um pouco sobre a participação de economistas, engenheiros, farmacêuticos, nutricionistas, odontologistas, bem como de seu Conselho Consultivo, na construção de um País melhor.

Durante a cerimônia de lançamento, o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto falou da importância de reunir as ideias da Confederação numa revista, lembrando a importância da comunicação para o registro histórico dos acontecimentos, desde a invenção do papel, a prensa de Gutemberg, que permitiu a impressão de livros em maior escala (que antes eram escritos a mão), até as novas formas de comunicação.

“Acalentem essa revista, durmam com essa revista, discutam essas ideias porque assim elas estarão vivas, assim como a CNTU”, disse Vargas Netto, que integra à publicação com o texto transcrito da 8ª Plenária da CNTU, intitulado “Distribuição de renda: o desafio da produtividade”.

Autor do editorial da revista, "Agir para garantir o País que queremos em 2022", o engenheiro Murilo Pinheiro, presidente da Confederação, parabenizou os esforços da equipe responsável por consolidar a publicação. “Mostramos mais uma vez que, mesmo em momentos difíceis como o atual que passa o País, a CNTU está se reunindo, se colocando diante das questões de fundo, propondo discussões importantes como a resistência à PEC 55”, afirmou o presidente da CNTU, arrematando: “Ou seja, não queremos nenhum direito a menos”.

Ele lembrou, ainda, que além de textos relevantes para a discussão do Brasil que se deseja para 2022, a publicação traz ilustrações inéditas, que traduzem o sentimento da Confederação. Todo o projeto gráfica desta edição é do ilustrador Gilberto Maringoni. “É uma revista de nome, de trabalho, de colaboração com a sociedade. Temos a oportunidade de reunir diversos olhares sobres as mais diversas questões, o que demonstra que a unidade vale a pena. Que nós façamos da unidade da CNTU uma força capaz de mobilizar e discutir os problemas brasileiros”, concluiu Murilo.

Logomarca
A logomarca criada pelo arquiteto e designer Ruy Ohtake, apresentada em 1º de julho último, durante a “9ª Jornada Brasil Inteligente”, ilustra a capa da publicação. Como explicou o artista, durante o lançamento da logomarca, ela “não conta a história. Mas procura contar uma síntese do que a gente pretende alcançar nos próximos anos, em 2022”.

Ohtake contou que foi preciso um olhar observador sobre as questões sociais do País e trocar informações com os dirigentes da CNTU para chegar ao resultado final. “Foi algo prazeroso fazer os desenhos, mas também foi um desafio. Mexe com o Brasil, com seu presente e seu futuro”, comentou.

Também compuseram a mesa de abertura, que lançou a revista, integrantes da diretoria da CNTU: Allen Habert, diretor de Articulação Nacional e responsável pela quinta edição da revista Brasil Inteligente; Marcellie Dessimoni, coordenadora do Departamento Jovem; José Ferreira Campos Sobrinho, diretor Administrativo e presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO); Ernane Silveira Rosas, diretor de Finanças e presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo; Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar); e Pedro Afonso Gomes, presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo (Sindecon-SP).

A quinta edição da Revista Brasil Inteligente está disponível online aqui.


Deborah Moreira
Comunicação CNTU





+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.