ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
06/12/16

Eleitos novos integrantes ao Conselho Federal de Economia

Foi no dia 1º de dezembro. O vice-presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo, Waldir Pereira Gomes, é um dos eleitos.

 

O Conselho Federal de Economia realizou, em 1º de dezembro último, a Assembleia de Delegados Eleitores (ADE). O evento reúne um economista de cada conselho regional, devidamente eleito nas eleições realizadas durante o mês de outubro, a fim de escolher novos conselheiros federais que terão mandato no triênio 2017-2019.

A Assembleia elegeu, como conselheiros efetivos, os economistas Júlio Miragaya (DF), Nelson Pamplona da Rosa (SC), Paulo Brasil Corrêa de Mello (SP), Sérgio Guimarães Hardy (PR), Waldir Pereira Gomes (SP) e Wellington Leonardo da Silva (RJ).

Serão conselheiros suplentes os seguintes economistas: Evaldo Silva (MT), Marcelo Pereira Fernandes (RJ), Maria do Socorro Erculano Ferreira (TO), Maurílio Procópio Gomes (AL), Ricardo Valério Costa Menezes (RN) e Wilson Roberto Villas Boas Antunes (SP).

Como funciona a ADE
O Conselho Federal de Economia tem 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes; a cada ano, um terço deles têm seu mandato finalizado, devendo ser substituído por um novo conselheiro ou podendo ser reeleito, nos casos em que a legislação permite (com limite de uma reeleição). Cada mandato tem a duração de três anos, o que faz com que a cada ano um terço das vagas no plenário do Cofecon sejam renovadas.

No mês de outubro, quando os economistas de todo o Brasil elegeram os novos conselheiros regionais, cada chapa concorrente apresentou um delegado eleitor efetivo e um suplente. A função dos delegados é reunir-se nesta assembleia, realizada hoje, para escolher novos conselheiros federais. Cada delegado tem um número de votos proporcional ao número de economistas registrados e adimplentes no respectivo Corecon.

Conselheiros reeleitos
Entre os conselheiros efetivos, dois deles foram reeleitos: os economistas Júlio Miragaya (DF) e Nelson Pamplona da Rosa (SC). Entre os demais eleitos, alguns já tiveram mandatos anteriores – inclusive Waldir Pereira Gomes foi presidente e Wellington Leonardo da Silva vice-presidente - mas atualmente não fazem parte do plenário do Cofecon.

Entre os suplentes, o número de novos conselheiros é maior: apenas o economista Wilson Roberto já participou do plenário do Cofecon, mas está fora do órgão federal desde 2010, quando se encerrou seu mandato de conselheiro efetivo.

Comunicação CNTU
Informações de Manoel Castanho, jornalista do Cofecon

 

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.