Brasileiros reagem a nova tentativa de limitar internet
Para beneficiar o usuário, o Ministério das Comunicações anunciou que vai limitar a banda larga fixa de usuários. A afirmação foi dita pelo ministro Gilberto Kassab e causou furor na internet na manhã desta sexta, que manteve a tag #NaoAOLimiteDeInternet em primeiro lugar no Twitter.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Em entrevista ao portal "Poder 360", na quinta-feria (12/1), o ministro disse que o governo federal vai limitar os dados para assinantes de banda larga fixa a partir do segundo semestre deste ano. Segundo ele, a ideia é que "esse serviço seja o mais elástico possível".
Quando questionado sobre essa restrição do acesso à rede mundial de computador beneficiar o usuário, Kassab apenas reafirmou que o governo sempre estará do lado do usuário, concluindo que “o problema não é redução. O problema é ponto de equilíbrio, pois as empresas têm os seus limites”.
A declaração não convenceu e muitos brasileiros estão se manifestando nas redes sociais, principalmente no Twitter. “Bloquear o sinal de telefone nos presídios ngm quer agora limitar nossa internet, isso é o cúmulo!”, desabafou um usuário do microblog.
Alguns grupos brasileiros da Anonymous já estão se movimentando para realizar uma ação contra as operadoras de telefonia – usando a tag #OpOperadoras - contra a limitação do uso de internet banda larga. Como um chamado para outras legiões, a AnonBRNews e AnonOps soltaram um alerta para os envolvidos na questão, governo e operadoras: "não se atrevam".
Histórico
Em fevereiro de 2016 a Vivo anunciou um novo modelo de negócios para o internet fixa, de que a partir de 2017 os planos de banda larga da empresa passariam a ter um sistema de franquia igual aos que já existem na rede móvel. Não demorou muito e outras operadoras anunciaram nas semanas seguintes que fariam o mesmo.
Em abril, após pressão dos usuários, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que chegou a dizer que os provedores poderiam adotar o modelo de franquia na internet fixa, acabou proibiu a limitação do acesso à internet de banda larga fixa "por tempo indeterminado".
Em sua declaração recente, Kassab disse que governo e Anatel estão discutindo uma flexibilização dos planos de banda larga fixa, abrindo a possibilidade para que as operadoras criem planos com franquias de dados.
Alguns portais de notícia publicaram, na tarde de sexta (13), uma declaração do presidente da Anatel, Juarez Quadros, desmentindo o ministro: “Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”.
Comunicação CNTU
com agências
matéria atualizada às 15h39 em 13/1
+ Notícias