ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
17/03/17

Projeto Xingu Conectado leva banda larga à região

Uma rede de fibra óptica de 200 quilômetros começa a ser implantada na região do Xingu, no Pará, para levar internet banda larga. Satélite geoestacionário que será lançado na terça (21) ampliará cobertura.

Foto: Ascom MCTICFoto: Ascom MCTIC

A iniciativa, conhecida como projeto Xingu Conectado, foi apresentada na quarta-feira (15/3) aos prefeitos da região pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A reunião marcou o começo das obras, com o lançamento dos primeiros ramais que partirão da cidade de Altamira para atender os municípios de Medicilândia e Brasil Novo, que devem ficar prontos até maio.

O projeto é uma ação conjunta dos governos federal e estadual, Telebras e Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). As obras vão custar R$ 14 milhões e atender a população dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu e São Félix do Xingu, numa das maiores regiões produtoras de cacau do País.

A infraestrutura do projeto consiste na implantação de uma rede de fibra óptica de 200km, conectando todas as cidades que estão na Transamazônica, além de um projeto de rádio de alta capacidade para os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, que ficam na margem do rio.

De acordo com o presidente da Telebras, Antônio Loss, o projeto vai permitir a conexão de banda larga com menor preço para população e para as prefeituras. Ele apresentou aos prefeitos um vídeo da simulação do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), previsto para ser lançado na terça-feira (21), na Guiana Francesa. "O satélite permitirá a cobertura de forma igual em todo território brasileiro, sem exceção, com internet de até 20 megas", disse.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, falou, em um evento na quarta (15/3), da importância do lançamento. Ele garantiu que a prioridade do satélite "é no campo social", levando banda larga de qualidade aos equipamentos de saúde e educação e também para as regiões menos favorecidas.



Publicado por Deborah Moreira
com informações do MCTIC



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.