Eleuses Paiva, um médico no Congresso em defesa da medicina
Atento aos direitos e à qualidade da formação médica, Eleuses é autor de projetos por recursos à saúde, transparência em gastos públicos e defende um modelo mais generoso e eficiente de saúde no País
08122014-083511-eleuses-paiva-02-12-2014
Quando os interesses profissionais dos médicos estão em discussão no Congresso Nacional, as entidades médicas podem contar com o deputado federal Eleuses Paiva (SP), vice-líder do PSD, como foi o caso da tramitação do Ato Médico (7703/06), do qual foi o relator, e atualmente a apreciação, pela Câmara dos Deputados, do projeto do Senado voltado a facilitar o reconhecimento de diplomas estrangeiros (7841/14), que foi objeto de audiência na Comissão de Seguridade Social e Família, da qual ele participa.
Na ocasião, ele expressou a preocupação das entidades com a formação médica no Brasil “Tem nos assustado muito a abertura indiscriminada de cursos de medicina e a falta de docentes capacitados. Não somos contra o aumento de profissionais, mas questionamos a qualidade do ensino. Acredito que demos um passo importante nesse debate, pelo menos para despertar no Executivo a preocupação que existe com essa carência de aparelho formador qualificado”, justificou Paiva.
O parlamentar também criticou o fato de médicos estrangeiros que participam do programa Mais Médicos não passarem pelo processo de revalidação de seus diplomas. “Qualquer país minimamente sério avalia a entrada de profissionais. Brasileiros são avaliados em outras nações. Não para fechar as fronteiras, mas para ter capacitação profissional adequada. Quando ele não atinge o mínimo exigido faz um curso para se capacitar melhor”, destacou o deputado.
Por sua atuação firme em defesa da profissão e da saúde pública, Eleuses Paiva foi indicado pela Fenam a receber o Prêmio Personalidade Profissional 2014, um reconhecimento que encontra eco na sociedade e nas pesquisas sobre desempenhos parlamentares. Este ano, foi apontado pela revista Veja como um dos cinco parlamentares mais atuantes da Câmara em 2013. A pesquisa teve por base levantamentos da organização Transparência Brasil, com apoio do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Foram analisadas 243 proposições (projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emendas à Constituição) de maior relevância apresentadas pelos parlamentares. Paiva é autor de algumas dessas proposições, em especial a que obriga o governo a destinar 10% de sua arrecadação bruta para a Saúde, e a que exige total transparência nas contas de publicidade dos governos federal, estaduais e municipais, para evitar a autopromoção de políticos com dinheiro público.
Eleuses Paiva é médico, mestre em medicina nuclear. Nasceu em Santos, formou-se em Itajubá e hoje mora com a família em São José do Rio Preto. Foi onde começou sua vida política. Hoje é também deputado federal eleito com expressiva votação. É autor de diversos projetos em defesa dos médicos e da saúde pública e coordena a área de Saúde do Partido Social Democrático, o PSD, na Fundação criada pelo partido para debater e encaminhar propostas para um modelo mais generoso e eficiente de saúde no País. Casado, pai de três filhos, tem como bandeiras lutar por mais recursos para o SUS, criar a carreira de Estado para médicos, regular a obtenção de diplomas, a entrada de médicos estrangeiros no País e ver a população sendo atendida por profissionais e hospitais públicos de qualidade.
Redação/CNTU
+ Notícias