Social media:   fb  twitter  yt  slideshare
 ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
feed-image RSS
20/04/17

Encontro debate sustentabilidade

A atividade é realizada, há oito anos, pelos engenheiros paulistas para disseminar as boas práticas ambientais.

Nos próximos dias 27 e 28 de abril, os engenheiros de São Paulo (Seesp) realizarão a oitava edição do Encontro Ambiental de São Paulo (EcoSP), na sua sede, na capital paulista. Promovido pelo sindicato, a iniciativa integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) em 2006, cuja plataforma propugna crescimento econômico do País com preservação do meio e inclusão social.

Segundo o coordenador do evento, o vice-presidente do sindicato Carlos Alberto Guimarães Garcez, a edição deste ano contará com 12 palestrantes que abordarão diversos temas, entre eles: a relação entre os ônibus e o meio ambiente; a engenharia acústica e sua importância para o meio ambiente; o papel regulatório do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e as interfaces ambientais na mineração; o acidente de Mariana e seus impactos ambientais; e os veículos aéreos não tripulados servindo como ferramenta para o monitoramento ambiental. “Mais uma vez os engenheiros de São Paulo reafirmam sua preocupação com o desenvolvimento sustentável”, salienta.

Ele destaca a participação do professor Francisco de Assis Matos de Abreu, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA), que vai falar sobre a descoberta do aquífero da Grande Amazônia. “Ele está chefiando uma equipe de pesquisadores que está debruçada nessa descoberta que poderá abastecer o mundo com água potável por pelo menos 250 anos”, afirma Garcez. Outro ponto alto do EcoSP deste ano, conforme o coordenador, é a presença do engenheiro e vice-prefeito de Mariana, Newton Geraldo Xavier Godoy, cidade mineira atingida por rejeitos após rompimento de barragem da mineradora Samarco, em 5 de novembro de 2015. “Ele vai nos falar sobre todos os problemas enfrentados pela população local depois da tragédia.”

O empreendedorismo de jovens engenheiros, conforme Garcez, também terá vez nessa edição. “O meio ambiente está sendo preservado graças às novas tecnologias, por isso vamos receber esse grupo que vai apresentar as vantagens ambientais dos serviços realizados por drones”, explica. Confira toda a programação do EcoSP aqui.

Fórum importante
O encontro consolida-se como importante fórum à discussão sobre o tema premente do desenvolvimento sustentável. Além disso, tem se constituído em espaço fundamental à apresentação de boas práticas ambientais. Sucessor do Ecovale – realizado por quatro edições consecutivas na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba – o encontro tem dado sua contribuição a essa construção.

A última edição do EcoSP foi realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2015, no Novotel São Paulo Center Norte, na Capital, em meio às crises hídrica e energética que afetavam sobremaneira o Estado. O evento contou com a participação dos estudantes da primeira turma de graduação do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), que se somaram ao público do evento. Nos dois dias, foram cerca de 800 participantes que circularam pela feira de produtos ecológicos e auditório – muitos dos quais universitários.

>> Todas as informações sobre o VIII EcoSP você obtém aqui

 

Rosângela Ribeiro Gil
Comunicação Seesp

 

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.