ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
27/04/17

Farmacêuticos mobilizados para o 28 de abril

Os profissionais, além de defenderem os direitos trabalhistas ameaçados pela reforma proposta pelo governo Temer e aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta-feria (26), também se mobilizam em defesa do SUS.

 

A expectativa é que este seja o maior ato de mobilização da classe trabalhadora brasileira desde a década de 1980, quando a disparada da inflação no governo Sarney e o Plano Cruzado conduziram o País a uma de suas maiores greves após a redemocratização.

Mais de 30 categorias profissionais de pelo menos 20 estados brasileiros aderiram ao movimento, entre elas servidores públicos estaduais e federais, metroviários, condutores, bancários, metalúrgicos, professores de escolas públicas e privadas, petroleiros, funcionários dos Correios, da construção civil, do comércio e da saúde.

Os farmacêuticos também vão se mobilizar em todo o País para defender os direitos dos trabalhadores. A diretora de Organização Sindical da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Débora Melecchi, pontua alguns motivos para que os farmacêuticos e farmacêuticas estejam nas ruas neste dia 28 de abril.

"Está em curso um processo de terceirização dos serviços. Estudos mostram que os terceirizados trabalham três horas a mais e ganham 25% menos, e são os que registram mais acidentes de trabalho. Levantamentos mostram que de cada dez dessas ocorrências, oito se dão entre os terceirizados, lembrando que o dia 28 de abril é o dia de luta e de homenagem aos mortos em acidentes de trabalho. Além disso, a terceirização acaba com os concursos públicos, porque todos os serviços poderão ser terceirizados. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego indicam que a terceirização tende a se igualar ao trabalho escravo, devido a essa forma de gestão e precarização do trabalho. Outro aspecto que é importante ressaltar para a mobilização do dia 28 é a reforma trabalhista, que impacta na integridade do trabalho, como o limite para a jornada, os regimes de descanso (que estão sendo destruídos, o que certamente vai aumentar o número de acidentes e o nível de adoecimento pelo trabalho), sem falar de todas as conquistas garantidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que está sendo rasgada nessa proposta do governo Temer. Soma-se a tudo isso a reforma da Previdência, que atinge todos os brasileiros, inclusive os já aposentados, cujas esposas ou maridos não mais poderão receber suas pensões após o falecimento."

A dirigente conclama todos à greve geral: "Então, no dia 28 de abril, o Brasil vai parar, e a categoria dos farmacêuticos, sempre protagonista, também vai se mobilizar, participando das diferentes manifestações. Muitos sindicatos podem não ter aprovado a greve em assembleia, mas mesmo sem essa formalização, toda cidadã e cidadão brasileiro que quer ter seus direitos garantidos deve se juntar e dizer não às perdas de direitos." 

Mobilização nacional e nos estados

Um jornal unitário assinado pelas centrais sindicais CTB, CUT, UGT, Força Sindical, CSB, NCST, Conlutas e CGTB, com tiragem de 2 milhões de exemplares, está sendo distribuído na capital paulista. O material traz informações e esclarecimentos sobre as reformas que o governo tenta implementar, o impacto extremamente negativo que terão na vida do trabalhador e trabalhadora e faz a convocação para a greve.

Acesse o material aqui.

Na sexta-feira (28), durante a tarde, as lideranças das centrais concederão uma entrevista coletiva em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro da capital paulista, com um balanço do movimento em todo o Brasil. Horário a ser definido.

 

Comunicação CNTU
Notícia reproduzida a partir do site da Fenafar


Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.