FIO participa de curso de negociação coletiva
A atividade teve o propósito de preparar os dirigentes sindicais que estarão à mesa de negociação da área da saúde com o governo federal.
O diretor da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), o cirurgião-dentista Welington Moreira Mello, participou, de 25 a 27 de março último, do curso de negociação coletiva na saúde para a Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP/SUS), em Brasília. A atividade foi promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em convênio com o Ministério da Saúde. Mello é coordenador da bancada dos trabalhadores na MNNP.
Segundo o supervisor do Núcleo de Políticas Públicas do Dieese, Nelson Karam, o curso traz algumas referências mais gerais sobre como está estruturada a política de saúde pública no Brasil e foca nas discussões da negociação coletiva, mostrando sua importância como elemento para se construir a política de saúde. “O Dieese vem ministrando esse curso desde 2012 para membros das mesas estaduais e municipais e agora está sendo disponibilizado para os integrantes da nacional”, salientou.
Em pauta diversos assuntos, como legislação, políticas públicas e participação social, princípios e diretrizes e processos decisórios do SUS. Durante a atividade, os participantes simularam uma negociação para criar condições a que se aprofunde a discussão sobre a importância da preparação da comissão negociadora para a Mesa, com destaque a atitude, comportamento, coordenação, iniciativa, espaço do acordo, entre outros, e a relação desses elementos com as estratégias de condução da campanha.
O diretor da FIO reforçou a importância desse tipo de formação devido à alternância de pessoas à Mesa e, mais recentemente, em toda a gestão. “A negociação coletiva no Brasil é um processo que põe em contato atores sociais que representam trabalhadores, empresários e Estado. Essas especificidades estão sendo tratadas no curso e isso dá um embasamento enorme aos participantes”, disse.
Comunicação CNTU
Informação do jornalista Paulo Passos/FIO
Leia também