CNTU na Cúpula dos Povos em Lima
Centenas de organizações estão reunidas na capital peruana para debater alternativas na busca de uma solução para evitar o aquecimento do planeta.
10122014-170230-claudiolimacop20
Uma delegação de dirigentes da CNTU está em Lima, no Peru, para participar da Cúpula dos Povos, evento paralelo à 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20). A Cúpula começou na segunda (8/12) e seguirá até esta quinta (11).
"Pachamama, aqui estamos teus filhos para te proteger. Dá-nos tua força para seguir lutando e criar políticas que te preservem”. Foi evocando a divindade do povo Inca que deram início as atividades da Cúpula dos Povos. Durante a abertura, houve um convite para que a população latino-americana se sensibilize para as causas dos indígenas e camponeses na luta pela preservação do planeta e pela soberania e segurança alimentar dos povos.
Nesta quarta (10), ocorreu a "Marcha mundial em Defesa da Mãe Terra”, com rituais, música e uma caminhada em direção à Praça San Martín, onde ocorreu a abertura do evento.
Segundo a porta-voz da Cúpula, Ibis Fernández, a expectativa é que a marcha reúna entre 10 mil e 15 mil pessoas, com o objetivo de sensibilizar a população e autoridades sobre as consequências do aquecimento global. Para ela, no Peru pouco se sabe sobre a iniciativa da Cúpula dos Povos. Isso porque o governo pouco teria feito para divulgar o evento e impulsionar o envolvimento de toda a sociedade civil no debate.
Acompanhe pelo site http://cumbrepuebloscop20.org
Imprensa SEESP
+ Notícias