ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
26/09/17

Presidente do CNS destaca disputa em torno do SUS

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, destaca, em vídeo, a disputa que vem sendo travada em torno do entendimento da saúde como direito, tal como afirma o artigo 196 da Constituição.

Imagem: reprodução do vídeoImagem: reprodução do vídeo

Ronald dos Santos, que também é presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), filiada à CNTU, destaca que direito universal à saúde é diferente de cobertura universal à saúde. O vídeo foi gravado exclusivamente para o blog do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, após sua palestra ocorrida nas comemorações dos 63 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Enps/Fiocruz), no dia 4 de setembro último.

“De forma ilegítima, querem rasgar a contratação social de saúde como direito e forçar colocar o povo brasileiro em um sistema de cobertura universal, um pequeno pacote de ações e serviços comprado no mercado para ser oferecido ao povo. O tal do SUS pobre para pobres”, alerta.

Fenafar atua na manutenção do SUS
Na quinta (21/9) e sexta (22) aconteceu em Brasília a 78ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS). A Fenafar que integra a mesa foi representada, nesta reunião, pela sua diretora de Organização Sindical, Débora Melecchi.

Na pauta da reunião estava a discussão a respeito da organização do III Encontro das Mesas de Negociação, que deverá ocorrer em abril de 2018 e que terá por tema geral o fortalecimento e o incentivo de negociações coletivas.

Também foi pauta a discussão sobre as ferramentas de comunicação da mesa nacional com as mesas nos estados e municípios.

Para Débora Melecchi, a reunião foi importante “porque mantém a agenda de trabalho da Mesa, que é uma vitoria dos trabalhadores e tem por objetivo fortalecer o SUS, os serviços e servidores públicos”. Débora ressalta ainda que a presença da Fenafar na mesa é uma reafirmação do seu comprometimento na defesa das conquistas do povo brasileiro.

Outro ponto discutido e deliberado foi o apoio e aprovação para publicação da nota de repúdio do Conselho Federal de Psicologia contra a chamada cura gay.


Confira o vídeo do presidente do CNS aqui.



Com informações do site da Fenafar
(publicado por Deborah Moreira)



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.