Seminário aborda situação de pontes, viadutos e barragens
Engenheiros de São Paulo promovem atividade no próximo dia 16/4, dado os recentes acontecimentos trágicos como em Brumadinho, com o objetivo de propor medidas que tragam segurança à população.
O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) realiza no próximo dia 16 de abril, às 13h, em seu auditório (Rua Genebra, 25, 1º andar, Bela Vista, Capital), seminário sobre a situação dessas estruturas em todo o País e, em especial, no Estado de São Paulo. As tragédias ocorridas em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro último, quando se rompeu uma barragem da mineradora Vale S.A., e no centro de São Paulo, em 1º de maio de 2018, quando um edifício desabou após um incêndio, além de incidentes recentes com viadutos na Marginal do Rio Pinheiros e no acesso à Rodovia Presidente Dutra, são alguns exemplos do cenário precário e perigoso que precisa ser revertido.
O objetivo da atividade é reunir especialistas que possam contribuir com diagnóstico da situação nos diversos segmentos e propor medidas técnicas e administrativas que tragam segurança à população e possibilitem o uso racional dos recursos públicos.
Para o SEESP, fundamental na discussão é o papel da engenharia. "Assegurar a correta conservação de obras e estruturas não permite improvisos; exige coleta e análise de dados com precisão, planejamento e execução qualificada. A tarefa deve contar com o protagonismo dos profissionais da área tecnológica, que, por sua vez, precisam estar atentos a tal responsabilidade", afirma o presidente da entidade, Murilo Pinheiro.
O seminário é aberto ao público. Inscrições e mais informações pelo telefone (11) 3113-2641 e e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A atividade também será transmitida online no site e no canal do SEESP no Youtube.
Programação:
13h - Abertura
13h30 - Palestras
Pontes e viadutos:
Ciro Araújo – Chefe da Seção de Engenharia de Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT);
Fernando Mentone – Presidente da Regional São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).
Barragens:
Antonio Eduardo Giansante – Professor titular da Universidade Mackenzie;
Cláudio Paiva de Paula – Especialista em Regulação e Fiscalização em Recursos Públicos da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).
Conservação das cidades:
Maurício Marcelli – Diretor-presidente da Critério Experts e autor do livro “Sinistros na construção civil – Causas e soluções para danos e prejuízos em obras”;
Alex Abiko – Professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) em Gestão urbana e habitacional.
16h30 Debate
17h30 Encerramento
Fonte: SEESP.
Leia mais:
+ Notícias