Livro 'O Mito da Austeridade' será lançado em 4 de dezembro
Obra conclui: crescimento econômico não pode ser medido só com valores quantitativos. É preciso levar em conta emprego, salário, distribuição de renda, entre outros dados sobre bem estar da sociedade.
Com coordenação de Antônio Correa de Lacerda, que integra o Conselho Consultivo da CNTU, será lançado no dia 4 de dezembro, às 18h, o livro “O mito da austeridade”, pela Editora Contracorrente, na Livraria da Vila, em São Paulo (SP). Com textos de Ladislau Dowbor, André Paiva Ramos, Mariana Ribeiro Jansen Ferreira, André Luis Campedelli e do próprio coordenador, a obra busca debater os malefícios que a política econômica praticada nos últimos anos no Brasil gera para a sociedade como um todo.
Os cinco capítulos que compõem o livro tratam de explicar de maneira didática a austeridade fiscal, mostrando qual a lógica por trás de tal ideia e os resultados desta política.
O primeiro capítulo aborda a recente crise pela qual passa o País e os malefícios que a austeridade provoca em sua resolução. No segundo capítulo, é observado o papel do setor financeiro nas políticas de austeridade, sendo o principal fiador de tais medidas. No terceiro capítulo, uma análise sobre a (EC) 95, o famoso “teto de gastos” e suas consequências para a economia brasileira. No quarto capítulo, é discutido como a austeridade econômica atrapalha as políticas sociais, levando a uma piora de grande parcela da população. Por fim, é discutido no último capítulo o combate à inflação e como este se deu penalizando a classe trabalhadora em detrimento dos capitalistas.
Lançamento do livro O Mito da Austeridade
Local: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, S. Paulo
Data: 4/12 às 18h
Pré-venda no site da Editora Contracorrente no link https://loja-editoracontracorrente.com.br/produto/austeridade/
Da redação
com informações de André Luis Campedelli, no site Brasil Debate