Farmacêuticos promovem oficinas em todo o País
Objetivo é avaliar os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e propor novas estratégias. Documento contribuirá para os debates da 15ª Conferência Nacional de Saúde.
05092014-101705-pnafsp
A Fenafar e a Escola Nacional dos Farmacêuticos promovem, até outubro, uma série de oficinas de balanço dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica - PNAF para apontar os desafios que estão colocados para avançar no desenvolvimento desta política que é estratégica para a Saúde e, também, para a atuação e valorização dos profissionais farmacêuticos.
As oficinas sobre os "10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica: avanços e desafios" acontecem nas cinco regiões do país e ja foram realizadas nas cidades de São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá, As prõximas serão realizadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Rio Branco, Aracaju, Salvador, São Luiz, João Pessoa, Manaus e Fortaleza.
Em grupos temáticos, as ofcinas debatem os “recursos humanos no SUS”, o “financiamento da assistência farmacêutica, a “gestão da assistência farmacêutica”, o “desenvolvimento científico” e a “universalidade do acesso a saúde”.
Na oficina realizada em São Paulo, a tesoureira da Fenafar, professora Célia Chaves, destacou a grande presença de representantes de Conselhos Municipais de Saúde, trazendo uma diversidade de atores, entre trabalhadores e usuários, gestores. Ela explica que a troca de experiências contribui para enfrentar uma das preocupações das oficinas, que é promover o uso racional de medicamentos, através de um atendimento humanizado.
Célia Chaves salientou também a importante conquista alcançada com a aprovação da Lei que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde. “A nossa grande luta é que a assistência farmacêutica seja considerada uma atividade de saúde, que o farmacêutico seja um profissional de saúde, e que a nossa profissão seja diretamente ligada à atenção da saúde”, reitera Célia. “É a forma que a gente tem de fazer com que a farmácia privada, que hoje está completamente desconectada do sistema de saúde, realmente se integre as demais categorias.”
Para a presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite as oficinas produzirão uma importante reflexão sobre o papel do farmacêutico e dos profissionais de saúde na execução da PNAF.
Confira as próximas oficinas
Belo Horizonte (MG) – 12 e 13 de setembro de 2014
12 e 13 de setembro de 2014
SOL BELO HORIZONTE
Rua da Bahia, 1040 – centro – Belo Horizonte/MG
Rio de Janeiro (RJ) – 18 e 19 de setembro de 2014
18 e 19 de setembro de 2014 – Oficinal Estadual dos 10 anos da PNAF
COPACABANA MAR HOTEL
Rua Ministro Viveiros de Castro, 155 – Copacabana – Rio de janeiro - RJ
Região Nordeste 1
João Pessoa (PB) – 10 e 11 de outubro de 2014
Fortaleza (CE) – 31 de outubro e 1º de novembro de 2014
Região Nordeste 2
Salvador (BA) – 7 e 8 de novembro de 2014
São Luiz (MA) – 13 e 14 de novembro de 2014
Aracaju (SE) – 27 e 28 de novembro de 2014
Região Norte
Manaus (AM) – 13 e 14 de novembro de 2014
Rio Branco (AC) – 21 e 22 de novembro de 2014
Redação CNTU
+ Notícias