Cúpula do Brics começa em Fortaleza
Com foco em soluções sustentáveis para o crescimento inclusivo, evento incluirá conferência Brics Sindical, com participação da CNTU.
14072014-095136-brics
A CNTU participa das atividades relacionadas à VI Cúpula do Brics, que o Brasil sedia em Fortaleza (CE) e Brasília (DF), entre terça (15/7) e quarta-feira (16). Nesta segunda (14), ocorrem reuniões dos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais, dos ministros do Comércio, de presidentes de bancos de desenvolvimento dos cinco países, além do Foro Empresarial e encontro do Conselho Empresarial do Brics.
Representada pela vice-presidente, Gilda Almeida, a Confederação participará da Cúpula Sindical, batizada de Brics Sindical e integrada por representantes das centrais CTB, CGTB, CUT, Força Sindical, UGT e NCST. Realizada na terça, a atividade terá diversas discussões com foco na inclusão social e no desenvolvimento sustentável, que serão orientadas pelo mesmo tema do encontro dos Brics, "Crescimento Inclusivo: Soluções Sustentáveis”.
A reunião do Brics começa nesta terça com assinaturas de atos pelos chefes de estado presentes e, em seguida, acontece uma sessão plenária. Às 18h, os líderes seguem para Brasília, onde acontece, na quarta-feira (16), o terceiro e último dia da Cúpula.
Na capital federal, ocorrerá reunião de trabalho entre os mandatários dos Brics chefes de estado e de governo da América do Sul. O diálogo dos líderes do bloco com seus contrapartes sul-americanos se insere na prioridade concedida aos países em desenvolvimento na estratégia de "outreach" do Brics – que busca selecionar alguns atores emergentes para discutir questões específicas.
No site oficial da VI Cúpula é possível acessar as declarações, planos de ação e comunicados de cúpulas anteriores, assim como as principais áreas e temas de diálogo entre os Brics e os dados econômicos e estatísticas de comércio dos cinco países que compõem o grupo.
É possível acompanhar informações da VI Cúpula pelo Twitter em@BRICS2014 e pelo site do evento
Redação CNTU
+ Notícias