5ª Jornada da CNTU quer compromisso de candidatos contra agrotóxicos
Campanha contra o uso abusivo de venenos na agricultura terá encontro e palestras de especialistas, vídeo e destaque na publicação “A CNTU e as eleições de 2014”
23052014-102253-saudavel
Desde 2012, a CNTU vem promovendo uma campanha pela alimentação saudável e descontaminada, o que exige políticas e medidas firmes para coibir o uso abusivo de agrotóxicos nos campos brasileiros. Os compromissos que precisam ser assumidos pelos próximos governantes e parlamentares serão debatidos no evento “Alimentação nas Eleições de 2014” , que integra a 5a. Jornada Brasil Inteligente, da CNTU. Coordenado pelo Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp) e pela Federação Interestadual dos Nutricionistas (Febran) o evento é voltado a mostrar a situação e propor políticas públicas que promovam a melhor qualidade da alimentação dos brasileiros e da segurança alimentar no País.
A intenção é reunir especialistas, profissionais qualificados e experientes, para abordarem o tema em uma sequencia de palestras de até 20 minutos, seguidas de depoimentos e comentários de pessoas da platéia, que serão gravadas em e editadas para compor um material audiovisual da campanha da CNTU Brasil Inteligente Pela Alimentação Saudável e Contra o Uso Abusivo de Agrotóxicos. As informações e propostas levantadas no evento subsidiarão o item alimentação na publicação “A CNTU e as eleições de 2014”.
São objetivos subsidiar a CNTU sobre as temáticas da alimentação na formulação propostas para o país no contexto do debate eleitoral de 2014, atualizando e aprofundando os conteúdos da campanha, e especialmente fortalecer a inserção da Febran e dos sindicatos de nutricionistas filiados a ela na formulação de políticas de alimentação e segurança alimentar no país.
As propostas serão debatidas no contexto atual do mercado de alimentos, com a participação de Walter Belik , pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental da Unicamp (NEA) e da Política Nacional de Agroecologia, com Rogério Pereira Dias, engenheiro agronômo coordenador de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura
Na área da saúde, os impactos sobre a vida humana e o meio ambiente serão debatidos por Cesar Koppe Grisolia, biólogo, professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas da UNB; Wanderlei Antonio Pignati, médico , professor e pesquisador do Departamento de Saúde Coletiva; Silvia Regina Brandalise, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e diretora do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini, Hospital Filantrópico conveniado com a UNICAMP
Outro topico é a legislação e vigilância governamental e social da comercialização e uso de agrotóxicos, tema das palestras de Wanderlino Teixeira de Carvalho; geólogo e advogado , ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e da Agência Goiana de Regulação (AGR), além de convidados da Fiocruz e da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Participarão ainda no debate da alimentação, infância e educação, Valéria Paschoal, nutricionista, diretora da VP Consultoria e coordenadora da Agricultura Sustentada pela Comunidade (CSA Brasil); Susana Prizendt, arquiteta , coordenadora do Comitê Paulista da Campanha Permanente contra os agrotóxicos. José Antonio Marfil – produtor e coordenador da Rede Ecovida de Agroecologia, falará sobre a organização de produtores da agroecologia para abastecer a alimentação escolar e José Carlos Frozi, produtor, biólogo e professor de educação ambiental em Canelas, sobre alimentação e educação ambiental. Luciano Elói, cirurgião-dentista, presidente do Conselho Regional de Odonlologia de Minas Gerais, participará do debate sobre bioética, alimentação e saúde.
A atividade, que dá a largada ao processo da 5ª Jornada Brasil Inteligente, será realizada no dia 3 de junho, das 14h às 19 horas, no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), a Rua Genebra, 17 - 1º andar, Bela Vista, SP.
Redação CNTU
+ Notícias