FNE: há 50 anos defendendo o engenheiro e o Brasil
Com participação indiscutível nas lutas democráticas e com um projeto de desenvolvimento para o país, história da FNE é contada em livro comemorativo
13052014-231720-lutaeng
Há 50 anos, completados no dia 25 de fevereiro último, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) defende a categoria e o desenvolvimento do Brasil. O aniversário é comemorado, nesta terça-feira (13/5), com jantar, no Espaço da Corte, em Brasília (DF). Criada às vésperas do golpe de 1964, a entidade enfrentou o desafio da organização sindical sob o regime autoritário. Hoje, com grande representatividade, a federação tem papel fundamental nas lutas democráticas do país.
Ao longo dos anos, participou do desafio da construção de um projeto nacional de desenvolvimento, abordando a necessidade de investimentos na produção e em infraestrutura. Lançado em 2006, o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento reuniu milhares de profissionais em diversas partes do País para elaborar as bases de um projeto de expansão econômica, com preservação ambiental e distribuição de renda. Essa é a história contada pelo livro FNE, 50 Anos: A luta dos engenheiros brasileiros, lançado durante o evento.
Rosângela Ribeiro Gil