PE terá o primeiro Núcleo de Controle da Qualidade para Nanotecnologia
Os nanomateriais são partículas minúsculas, invisíveis ao olho humano e que estão presentes em diversas áreas, como indústrias alimentícias
Foi lançado nesta sexta-feira (09), na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Núcleo de Controle da Qualidade para Produtos de Nanotecnologia (Nanoquli). A ação é pioneira em Pernambuco e é fruto da parceira da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco com o ITEP, o Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (Incqs Fiocruz) e o Cetene.
Os nanomateriais são partículas minúsculas, invisíveis ao olho humano e que estão presentes em diversas áreas, como indústrias alimentícias, cosméticas,farmacêuticas,agroquímicos, metal-mecânica e biotecnologia. Alguns nanomateriais são naturais, outros são produtos derivados de atividades humanas ou são fabricados para fins específicos.
O Nanoquali irá atender às necessidades locais e nacionais referentes à utilização de nanomateriais, à medida em que as órgãos reguladores tais como Anvisa e Inmetro vêm discutindo normas para a regulação de tais materiais. O inédito Núcleo terá competência para definir padrões e realizar a regulação dos padrões dos produtos de nanotecnologia (nanoengenheirados, na nomenclatura técnica).
Em Pernambuco, o Núcleo estará sob coordenação da seguinte equipe: Dra. Patricia Maria Albuquerque de Farias (Sectec), Dr. Armi Wanderley Nóbrega (ncqs Fiocruz), Ivan Dornelas Falconi de Melo ( ITEP) e Dr. André Galembeck (MCTI/Cetene).
+ Notícias