FENAM se reúne com os sindicatos da Região Norte
O encontro faz parte da agenda de compromissos da atual gestão em realizar reuniões com todas as entidades que integram a Federação no país para discutir a conjuntura nacional e regional.
Foi realizada quinta-feira (27), em Porto Velho (RO), uma reunião com os presidentes, representantes dos sindicatos e de organizações sindicais dos médicos dos Estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Roraima. A reunião ocorreu na sede do Sindicato Médico de Rondônia (Simero). O encontro faz parte da agenda de compromissos da atual gestão em realizar reuniões com todas as federações regionais para discutir a conjuntura nacional e regional.
O anfitrião da casa, o presidente do Simero, Willian Paschoalim, pediu apoio da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) aos sindicatos menores, em especial aos de Roraima e do Amapá. “A Fenam poderia interceder para realmente habilitar esses sindicatos. Eles precisam de ajuda do corpo jurídico da Fenam para interceder na regularização da situação da Carta Sindical”, solicitou.
“Para existir está sendo difícil. A nossa instituição já fez de tudo, mas não depende de nós essa regularização. Nós temos apenas o registro em cartório e fomos desfiliados da FENAM”, desabafou o presidente da Associação dos Médicos de Roraima, Wilson Franco.
No início de fevereiro deste ano, uma equipe da Fenam em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) analisaram o andamento da solicitação de registro sindical das associações dos médicos destes dois Estados. Os pedidos de registro para criação dos sindicatos de classe foram feitos ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2012 e em 2013, respectivamente, mas o processo de habilitação ainda não finalizou. A Assessoria Jurídica da CNTU trabalha procurando agilizar os trâmites burocráticos de regularização dessas associações.
O presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, defendeu a cobrança da contribuição sindical e explicou que o intuito das visitas às federações regionais é o fortalecimento das instituições sindicais. “A conversa no sindicato foi uma conversa franca e livre. A base precisa acreditar nos seus sindicatos e financiá-los. Eu não acredito em Fenam forte ou sindicato forte sem uma base alargada e sem pagamento dos seus filiados”, afirmou o presidente.
“A Fenam faz o que a gente espera de um representante em defesa dos interesses dos médicos da Região Norte”, destacou o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Vianna.
Participaram também da reunião o secretário de Comunicação da Fenam, Rodrigo Almeida, e o diretor de Comunicação da Fenam, Waldir Cardoso. Os presidentes do sindicato do Acre e da associação do Amapá não participaram da reunião por conta de compromissos agendados anteriormente.
Fonte: Valéria Amara
+ Notícias