Rosa Maria Cardoso da Cunha, excelência na busca da justiça
Advogada dos presos políticos da ditadura, criminalista e quarta coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, a advogada é agraciada este ano com o Prêmio da CNTU na área de gestão pública.
A personalidade homenageada pela CNTU na área de gestão pública, advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, é professora universitária. Graduada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1969, mestre em direito penal pela USP e doutora em ciência política pelo Iuperj, atualmente vinculado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Criminalista, atuou em defesa de presos políticos no Rio, São Paulo e no Distrito Federal. Na advocacia tem trabalhado particularmente nos delitos previstos na legislação penal especial. Integrou o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (1999/2002) e foi secretária adjunta de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (1991/1994). É professora concursada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e convidada de diversas outras universidades. É autora de livros jurídicos e sobre política. Foi a quarta coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entre maio e agosto de 2013. Atualmente é uma das coordenadoras de Relações com a sociedade civil e instituições e da Comunicação social e ouvidoria da CNV.
+ Notícias