SP reúne farmacêticos e movimentos para debater saúde
Aberto na quinta-feira, com presença do presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, 4º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde vai até sábado (23) promovendo formação, mesa redonda,
A Saúde Pública está mais do que nunca em debate. Dos protestos de Rua ao Congresso Nacional, que deverá votar nas próximas semanas medidas importantes para aumentar recursos para o setor, o país volta sua atenção para o tema. Para refletir e ampliar a discussão, farmacêuticos e profissionais da área, de diversas regiões, se reúnem desde quinta-feira (21/11) no 4º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde, em São Paulo (SP).
O encontro, que é promovido pela Escola Nacional de Farmacêuticos em parceria com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), acontece no Hotel Lorena, na Avenida Rebouças, 955. Até sábado (23/11), reúne lideranças de movimentos sociais que se articulam nos espaços públicos para a formulação e acompanhamento de políticas sociais, como os conselhos de saúde.
Nesta quinta, a programação incluiu um Curso de Formação para acompanhamento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde, que tem como público alvo conselheiros de Conselhos de Saúde (Local, Municipal, Estadual ou Nacional) e participantes de movimentos sociais da saúde. Não é necessário ser farmacêutico.
O curso promove conhecimento do histórico da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), qual sua importância e finalidade, qual o papel dos conselheiros, de que forma o Controle Social tem contribuído, efetivamente, para a concretização da Assistência Farmacêutica no SUS e quais os desafios atuais da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
Convidados se reúnem em mesa redonda
Na sexta (22/11), das 9h às 12h, “O controle Social da Saúde e o Farmacêutico” será tema de uma mesa redonda. Palestrantes convidados: Julia Roland, diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS); Rilke Novato Públio, vice-presidente da Fenafar e ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Betim-MG; José de Filippi Junior, presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e Secretário Municipal de Saúde de S. Paulo; Ronald dos Santos, presidente da Fenafar, conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenador do Movimento Saúde+10, que colheu 2,2 milhões de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular (PLP 321/2013), que exige a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União em ações e serviços públicos de saúde. A aplicação das receitas correntes da União está atualmente na pauta de votação do Congresso Nacional. A mesa será coordenada por Paulo Teixeira, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo.
Abertura
Na noite de quinta (21/11), às 18h, a Abertura Oficial do Encontro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo contou com a participação do presidente da CNTU, Murilo Pinheiro e foi seguida de uma “Sessão Comemorativa: Os 10 anos da 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica: a força do controle social”.
Programa
Conheça a programação completa do 4º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde:
21 NOV 2013, Quinta-feira
9h às 17h - Curso de Formação para acompanhamento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde
Público alvo: Conselheiros de Conselhos de Saúde (Local, Municipal, Estadual ou Nacional) e participantes de movimentos sociais da saúde. Não é necessário ser farmacêutico.
Ministrantes:
Célia Chaves - Professora aposentada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Fernanda Manzini - Farmacêutica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Luciano Soares – Professor do Curso de Farmácia da Universidade da Região de Joinville (Univille)
Margô Gomes de Oliveira Karnikowski – Professora da Universidade de Brasília (UnB)
18h – Abertura Oficial – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – São Paulo/SP
19h – Sessão Comemorativa: Os 10 anos da I Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica: a força do controle social.
21h - Coquetel de Abertura com Programação Cultural
22 NOV 2013, Sexta-feira
9h às 12h – Mesa Redonda – O controle Social da Saúde e o farmacêutico
Palestrantes convidados:
Julia Roland – Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa – DAGEP/SGEP/MS
Ronald dos Santos – Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos e Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde
Rilke Novato Públio – Vice-presidente da Fenafar e ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Betim-MG
José de Filippi Junior - Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e Secretário Municipal de Saúde de S. Paulo
Coordenador: Paulo Teixeira – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo
14h às 15h30 – Grupos de Debates
Grupo 1 – Pergunta a ser respondida: Quais as possibilidades de atuação dos conselhos de saúde para a garantia do direito de acesso aos medicamentos?
Grupo 2 – Pergunta a ser respondida: Qual o papel dos movimentos sociais e entidades de representação no controle social da saúde?
Grupo 3 – Pergunta a ser respondida: Como o controle social pode colaborar para o uso racional de medicamentos?
15h30 às 16h – Intervalo para o Café
16h às 18h - Apresentação dos grupos de Debates e Elaboração da Carta de São Paulo.
Serviço
O que: 4º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde
Onde: Local: Hotel Lorena, na Avenida Rebouças, 955, São Paulo, SP
Quando: de quinta (21) a sábado (23)
Quem: Escola Nacional dos Farmacêuticos e Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar)
Mais informações www.escoladosfarmaceuticos.org.br
Assessoria de Imprensa
Deborah Moreira
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tel: 11 98934-4919