ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
14/11/13

Engenheiros continuam entre os profissionais mais procurados

Empresa de recrutamento divulga guia salarial em que considera os cargos mais demandados de média e alta gerência. Entre áreas estão finanças, contabilidade, mercado financeiro e engenharia.

A empresa Robert Half divulgou o Guia Salarial 2014, que aponta as principais faixas de remuneração e as demandas do mercado por áreas e cargos. O levantamento da empresa de recrutamento especializado, divulgado pelo Caderno Concursos e Empregos do G1,  aponta para uma desaceleração na inflação salarial observada nos últimos anos.

O guia salarial apresenta as principais faixas de remuneração pagas nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, marketing, vendas, jurídica e recursos humanos. Para a elaboração do guia, são considerados os cargos mais demandados de média e alta gerência em empresas de todos os portes.

Para a área de finanças e contabilidade, cargo de analista contábil/fiscal sênior, a valorização do salário chega a 25%. Em seguros, cargo de analista de tesouraria/financeiro, a valorização é de 18,5%. Em engenharia – engenheiro de QSMS, a valorização é de 31%, em tecnologia – analista ERP pleno, de 44%, e recursos humanos – gerente de remuneração e benefícios, de 10%.

“Em 2013 vimos as empresas mais cautelosas e exigentes em relação às contratações”, diz Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half no Brasil. “Impactadas pelo cenário global, as empresas readequaram orçamentos e direcionaram investimentos para ganho de competitividade, rentabilidade e minimização de riscos”, afirma.

Apesar da mudança no comportamento das contratações, Mantovani não vê um cenário pessimista. Segundo o diretor, segmentos como as indústrias de serviços, agronegócios e bens de capital continuam em aceleração e impactaram nas altas salariais. Áreas onde há escassez de profissionais como engenharia, tecnologia, finanças e contabilidade foram menos afetadas pelo desaquecimento do mercado e também devem registrar aceleração em alguns cargos.

Os principais destaques da área de engenharia

O movimento observado em 2013 foi o de recrutamento para substituição de profissionais mais antigos por profissionais mais jovens e não para a expansão de quadro. Apesar das incertezas do setor industrial, o otimismo apresentado pelo segmento de construção civil, e que deve se manter em 2014, fez com que a demanda por engenheiros qualificados continuasse em alta.

“Há falta de talentos em todas as áreas. A cada ano, mais profissionais ingressam no mercado de trabalho, mas sem a qualidade necessária e exigida pelo segmento, como fluência em inglês e habilidade de comunicação”, diz Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de Engenharia da Robert Half. A expectativa salarial para engenheiro de QSMS, por exemplo, é de até R$ 12 mil, 31% a mais que o apontado pelo Guia Salarial 2013.

Empresas de logística, serviços, energia, construção civil, química e agronegócios são as que mais demandaram profissionais especializados e devem continuar aquecidas no próximo ano. “Há muitas vagas no mercado para profissionais de compras e logística. Há salários de compradores que chegarão a R$ 13 mil”, diz Daniela. Ainda de acordo com a executiva, no segmento de petróleo e gás se destacam as vagas para trabalho nos portos, o que contribui para o fortalecimento da área de logística.   Confira demais destaques do guia no Portal G1.



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.