Saúde + 10 faz ato em Brasília em defesa de um SUS
Militantes da saúde pública de todas as regiões do Brasil participam nesta quarta-feira (30/10) do lançamento da "Campanha Nacional em Defesa do SUS Publico de Qualidade e para Todos", em Brasília, em fren
Lançada pelo Conselho Nacional de Saúde, a campanha tem como objetivo comemorar os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e pensar os próximos 25 anos.
Representantes das mais de cem entidades que integram o movimento Saúde+10 mostrarão que a aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) 321/13, que exige a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União na saúde pública, é a condição primeira para um SUS público de qualidade e para todos.
A mobilização ganhou mais força na quarta (9/10), após uma audiência pública conjunta das comissões de Legislação Participativa, de Seguridade Social e Família e do Financiamento da Saúde Pública.
Segundo o coordenador nacional do movimento Saúde+10 e presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, a expectativa é mobilizar milhares de pessoas nas ruas na capital federal e em todo o país.
"Respaldados por mais de dois milhões de brasileiros que fizeram do PL uma realidade, temos agora a missão de sensibilizar os parlamentares para o fato de que este projeto é estratégico para a saúde do povo, e a saúde do povo é urgente", afirma, fazendo alusão ao requerimento para que o PL tramite em regime de urgência no Congresso Nacional. O movimento Saúde+10 também deseja que o PL seja desapensado das demais propostas sobre o mesmo tema para que possa tramitar separadamente, evitando distorções e morosidade na sua aprovação.
Fonte: Movimento Saúde + 10
+ Notícias