ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
19/02/15

Um texto importante

João Guilherme Vargas Netto

Ricardo Summa assume os fatos relacionados ao emprego e aos salários não como um “dado” da economia, como acontece nos textos em economês acadêmico, mas como decorrência também da ação sindical que influi na conjuntura

19022015-111435-centraisunidade19022015-111435-centraisunidade

 

Foi o artigo de Marcelo Miterhof, “O xis do problema”, publicado na Folha em 12/02 que chamou minha atenção. Fiz o que ele recomendava e cliquei: www.ie.ufrj.br/images/pesquisa/publicacoes/discussao/2014/TD_IE_013_2014_SUMMA.pdf .

Pude então ler o texto para discussão “Mercado de trabalho e a evolução dos salários no Brasil” de Ricardo Summa, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de setembro de 2014, com 24 páginas.

O estudo, bem apresentado e amparado em vasta bibliografia, confirmou a principal tese que tenho defendido a respeito da conjuntura favorável à luta sindical dos trabalhadores nos últimos anos, apesar das dificuldades e dos problemas que precisam ser enfrentadas e resolvidos. O texto dá conta do protagonismo do movimento sindical.

Para mencionar apenas os gráficos, que mereciam ser reproduzidos aqui, assinalo o das taxas de desemprego e suas variações, o da evolução do salário mínimo real, o do número de greves, o do número de horas paradas por greve, o dos instrumentos coletivos realizados, o do porcentual dos salários com aumento real, o da relação entre salário mínimo e salário médio e, finalmente, o gráfico que foi reproduzido no artigo de Marcelo Miterhof, o da evolução do salário real médio (entre 2000 e 2013) que mostra uma contínua elevação a partir de 2004.

Há, no artigo original, uma ligeira menção à distribuição funcional da renda (salários x lucros), onde se assinala –desde setembro do ano passado!- “que diversos atores dos meios empresariais, acadêmicos e até mesmo do governo implicitamente ou explicitamente estão discutindo medidas para moderar ou até mesmo barrar esse processo de elevação em curso”.

A grande vantagem do texto de Summa, além de sua clareza, precisão e síntese, é a de assumir os fatos relacionados ao emprego e aos salários não como um “dado” da economia, como acontece nos textos em economês acadêmico, mas como decorrência também da ação sindical que influi na conjuntura garantindo os interesses dos trabalhadores, com salário mínimo crescente, salários negociados com ganhos reais, emprego em expansão e políticas sociais vantajosas.

O texto merece ser lido e divulgado por todos os dirigentes sindicais e, mais que lido e divulgado, merece ser estudado por todos os ativistas sindicais para melhorar a compreensão do que temos feito, do que temos conquistado e do que havemos de perder se o ajuste em curso transformar-se em recessão aberta.

 


João Guilherme Vargas Netto é consultor sindical e Prêmio Personalidade Profissional 2014 da CNTU



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.