ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
02/09/15

CNTU no lançamento do Memorial da Democracia

O diretor de Articulação Nacional da CNTU, Allen Habert entregou nesta terça-feira (1°),  ao ex-presidente Lula,  o exemplar da publicação Brasil Inteligente nº 4,  lançada na última semana. Habert foi convidado para o lançamento do Memorial da Democracia, um site interativo que reúne documentos, vídeos e imagens das lutas sociais brasileiras até hoje.

O memorial é dividido por eixos,  em dois grandes blocos contendo materiais de 1964 – 1985 (ditadura militar) e 1985 – 2002 (redemocratização).

Principal estrela da festa, Lula disse esperar que os seus adversários e sucessores não disputem com ele a quantidade de obras, mas a quantidade de lutas por democracia. Durante o evento, bem-humorado, o ex-presidente disse que o prefeito paulistando, Fernando Hadad, não conseguiu chegar porque provavelmente estaria indo a 50 km/h, ou de bicicleta, arrancando risos pela alusâo jocosa à política de mobilidade urbana do município de São Paulo.

Ele  teceu comentários vários comentários sobre as manifestações contrárias ao PT, a ele e ao governo Dilma, que considerou parte da democracia, mas revestidas de uma irracionalidade emocional: “A gente não pode ficar nervoso", disse, referindo-se ao bater de panelas, que, depois, "as empregadas têm que lavar".   Ele lembrou que ali - na plateia aglomerada no  terceiro andar do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que sediou o evento - ninguem poderia reclamar dos protestos, porque todos, algum dia,  já carregaram  faixa  contra alguém.

Lula, porém, fez questão de situar o recorte político ideológico de quem se manifesta hoje, comparando os atuais protestos com as manifestações do passado: "Fomos para a rua reivindicar liberdade. ... (hoje) tem gente indo para a rua pra pedir a volta dos militares, o fim da democracia... Pedíamos aumento do salário mínimo. Tem gente (hoje) indo pra rua contra o aumento do salário mínimo, contra as conquistas das empregadas domésticas...  Estão indo pra rua, pra colocar meninos de 16 anos na cadeia. É uma política preconceituosa, contra as pessoas pobres”, disse. O evento e o lançamento do memorial evidenciam principalmente a preocupação com movimentos irracionais da sociedade contra o próprio Estado de Direito, que colocam em risco a democracia e ignoram o quanto ela é importante. “A democracia não está dada, precisa ser trabalhada. As pessoas só percebem, quando já  perderam. É como quando a gente perde pai e mãe. A gente só percebe depois...”, alertou.

A entrega do exemplar aconteceu ao final do evento, quando Allen Habert cumprimentou o ex-presidente e apresentou o exemplar da  Revista Brasil Inteligente nº 4, que tem como tema central a educação continuada.

A CNTU defende a criação de um sistema de educação continuada como políti-
ca de Estado, tema presente em todos os esforços da entidade de sensibilização das lideranças políticas nacionais.  A revista também trata das demais preocupações e mobilizações da CNTU, dentro da campanha Brasil Inteligente.

 

Saiba mais sobre a Campanha Brasil Inteligente



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.