Porto Alegre debate Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Encontro abordará os caminhos para uma participação mais efetiva da sociedade civil no debate sobre a implementação dos ODS no Brasil
O debate intitulado “Agenda pós 2015 – governança, implementação e monitoramento”, promovido pela Abong - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, nesta quarta-feira (20), no Fórum Social Temático 2016, terá como foco a nova agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, que passa a vigorar este ano com prazo até 2030 para ser alcançada.
O encontro contará com a participação de Damien Hazard, diretor executivo da Abong, Iara Pietricovsky, membro do colegiado do Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc, Antônio Martins, jornalista e editor chefe do site Outras Palavras, Chica da Silva, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e Doroty Martos, do Cineclube Socioambiental, que debaterão sobre uma maior e mais efetiva participação da sociedade civil na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acordada em setembro de 2015 pelos países membros da ONU, entre eles o Brasil, a chamada Agenda 2030 se propõe a combater a fome e a desigualdade social, melhorar a educação, promover a qualidade de vida e apontar soluções estruturais para os problemas sociais do mundo.
“A Agenda 2030 é um caminho para a construção de novos paradigmas de desenvolvimento. Para que isso seja viável, mais do que alcançar metas, devemos nos articular e ter coragem para gerar uma mudança profunda na sociedade. O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, coordenado pela Abong, vem trabalhando nesse sentido, buscando construir juntos, governo e sociedade, um país digno e sustentável”, pontua o diretor executivo da Abong Damien Hazard.
A Abong coordena o Grupo de Trabalho para a Agenda 2030, composto por mais de 40 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de diversas áreas de atuação, que visam a garantir que os ODS sejamimplementados e que os principais desafios colocados para o mundo sejam enfrentadosestruturalmente.O grupo atua para garantir a participação social na definição dos indicadores nacionais e na própria estrutura de governança que será construída para a implementação dos 17 Objetivos integrando diversas esferas do Poder Público e em articulação com oPlano Plurianual2016-2019,que deve ser concluído nos próximos meseseorientaadestinação de verbas, diretrizes e metaspara cada área de atuação.
O FSTemático 2016, cujo tema é FSM 15 Anos Porto Alegre, marca os quinze anos do Fórum Social Mundial (FSM) e faz parte das etapas preparatórias para a próxima edição do FSM, que acontecerá entre 9 e 14 de agosto, em Montreal, no Canadá. Desde sua primeira edição - realizada em 2001, em Porto Alegre (RS) -, o FSM tem se configurado como um espaço internacional de articulação de Organizações da Sociedade Civil e movimentos sociais do mundo todo que nasceu para fazer frente ao capitalismo e ao neoliberalismo e pensar novas formas de desenvolvimento que contemplem justiça social e sustentabilidade.
O tema do FSTemático 2016 tem como objetivo realizar um balanço das lutas anticapitalistas nestes quinze anos, discutir os desafios das classes sociais populares e das mulheres e homens que desejam uma sociedade mais humana e fraterna e, principalmente, discutir as perspectivas da luta altermundialista nos dias de hoje.
SERVIÇO
Agenda pós 2015: governança, implementação e monitoramento
20 de janeiro (quarta-feira) - 10h45
Assembleia Legislativa de Porto Alegre - Plenarinho - Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico - Porto Alegre – RS
Leiia também
+ Notícias