ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
20/10/16

Carta aberta da CNTU pela alimentação saudável

"A economia transformou o alimento em negócios, praticamente só negócios. Commodities. Comodidade para alguns bolsos. Incômodo para a saúde. Globalização da comida." Participantes do seminário "Cartografias da Agricultura Brasileira" divulgam documento final.

Foto: Beatriz ArrudaFoto: Beatriz Arruda

No último dia 17, a CNTU e o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp) realizaram o seminário "Cartografias da Agricultura Brasileira", no auditório do sindicato, na capital paulista. Ao final do evento, os participantes apresentaram o documento "Carta aberta da CNTU pela alimentação saudável". Confira a íntegra do documento, abaixo.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2016

CARTA ABERTA DA CNTU PELA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Por uma comida boa

Sob a coordenação do Sinesp – Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, a CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, juntamente com as federações e sindicatos filiados, comemora o Dia Mundial da Alimentação em 2016 e do 71º. Aniversário da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. No ano passado, em Maceió, foi lançado o Departamento de Alimentação Saudável da CNTU e o projeto para a implantação do Observatório Sindical Josué de Castro da Alimentação e Nutrição.

Desde 2013 a ação conjunta entre a CNTU, FEBRAN e SINESP vem estimulando a Campanha Brasil Inteligente pela Alimentação Saudável e Contra o Uso Abusivo de Agrotóxicos.

O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da

população carente, sua segurança alimentar e nutricional.

Em 2016 para o Dia Mundial da Alimentação o tema é:  “O clima está mudando.

A alimentação e a agricultura também”.

A saúde só é possível se houver alimentos saudáveis. Isso parece ser simples, uma trivialidade, mas se pensarmos melhor, veremos que está aí a grande questão da existência, envolvendo uma quantidade enorme de temas, problemas, soluções, de um complexo sistema que vai do mais natural ao mais artificial.

A alimentação saudável constitui-se na escolha entre um alimento bom e ruim. No conceito de alimento ruim o que está em causa, principalmente, é toda uma cadeia da agricultura e uma forma de alimentação em detrimento do sabor, da saúde e da cultura alimentar.

A economia transformou o alimento em negócios, praticamente só negócios. Commodities. Comodidade para alguns bolsos. Incômodo para a saúde. Globalização da comida. Perda de referências do que é alimentação saudável e das culturas alimentares.

As políticas em voga para administrar a crise econômica, como arrocho salarial, desemprego, corte nos gastos sociais, situações que vivemos no momento, colocam essa séria questão: o crescimento da fome. O Brasil saiu do mapa da fome absoluta. Até quando?

Alimentação é uma questão de saúde pública e também uma questão de meio ambiente. A saúde do meio ambiente também não pode ser deixada ao laissez-faire dos mercados e ao domínio dos interesses do dinheiro.

Commoditie exige o veneno chamado agrotóxico que envenena o corpo, o corpo de quem come, o corpo de quem produz, o corpo do rio, o corpo dos animais, o corpo das plantas.

A ciência pode ajudar a resolver isso. Ela inventou o agrotóxico, mas pode desinventá-lo sendo honesta com o corpo, inventando novas técnicas de cultivo, mais seguras, mais saudáveis, mais sustentáveis para a vida dos homens, dos animais, das plantas, dos minerais, do Planeta.

Nesse Dia Mundial da Alimentação, os profissionais universitários reunidos na CNTU, incentivados e orientados pelos Nutricionistas, vem a público dizer que alimentação não é comer qualquer alimento.

Precisamos de inteligência para resolver as questões da alimentação, precisamos de uma política do amor à vida para resolver as questões da alimentação. Por um alimento bom. Vamos todos cooperar e participar dessa luta pela vida, pela saúde, pela comida adequada, pelo trabalho adequado, pela técnica adequada, pelas políticas adequadas.