ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
02/02/17

Brasil Sorridente como política de Estado

É o que reivindica a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), que vem trabalhando incessantemente nesse sentido.

O senador Humberto Costa (PT/PE), ex-ministro da Saúde (2003 a 2005), dará publicidade, durante o 35º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), que acontece na Capital paulista entre 1º e 4 de fevereiro, aos detalhes sobre o projeto de sua autoria que transforma a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente em política de Estado. Esse projeto vem ao encontro do pensamento da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), que há anos elegeu a luta por uma Política Nacional de Saúde Bucal como política de Estado como uma de suas prioridades.

Para isso, a FIO vem trabalhando incessantemente, desde que a PNSB foi criada, ainda no Governo Lula, junto a ministros, coordenadores e parlamentares. Inclusive com o próprio senador Humberto Costa, sob cuja gestão no Ministério da Saúde foi criado o programa. A Federação Interestadual dos Odontologistas já encaminhou para o senador uma série de contribuições solicitando que fossem incluídas no projeto.

O projeto é de extrema importância para a Odontologia brasileira e para a sociedade e o apoio das entidades odontológicas e de cada cirurgião-dentista em particular é fundamental para que a proposta do senador se concretize.

A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente é considerado o maior programa de saúde bucal do mundo. Foi a primeira vez que uma política de saúde bucal pública foi tratada como prioridade dentro das políticas de saúde pública no país. O Brasil Sorridente conta, hoje, com mais de 24 mil equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF) espalhadas em 5,1 mil municípios brasileiros.

As ameaças que o Sistema Único de Saúde vem sofrendo desde que Ricardo Barros assumiu o Ministério da Saúde e a instabilidade do cargo de Coordenador Nacional de Saúde Bucal, tão importante, geram o temor de que, se não for transformado em política de Estado, o Brasil Sorridente poderá sofrer violento revés, com consequências graves para a população brasileira.

 

Comunicação CNTU
Notícia da FIO/Paulo Passos

 

Leia também



+ Notícias

Comentários   

#2 Solange Couto Dos Sa 22-09-2017 01:57
Preciso de tratamento dentário para meu filho de 12 anos e para mim.Como posso fazer matrícula ou inscrição.
Citar
#1 Solange Couto Dos Sa 22-09-2017 01:55
Sou Solange, preciso tratamento dentário para meu filho com 12 anos dente sobreposto precisando correção com aparelho,eu tenho cinquenta anos implante,coroa e restauração. O meu pré molar tem um dente de leite, está raiz exposta e parte óssea não tem talvez precise fazer enxerto.Como posso me matricular no curso. Tel 11 97031-2750, Por problemas de Saúde estou afastada desde junho e a perícia só em novembro,queria colocar minhas saúde em dia.
Citar

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.