Planejamento Estratégico da Fenafar define projetos e calendário de atividades
Em três dias de trabalho coletivo, todos os diretores e representantes de sindicatos filiados tiveram a oportunidade de discutir os desafios para a atuação da Fenafar e como enfrentá-los. O resultado desta discussão foi a definição dos projetos e ações a serem desenvolvidas até o final da gestão.
Foram debatidas propostas em 8 eixos: as lutas da categoria, o funcionamento da diretoria da Fenafar, a relação da Fenafar com a política mais geral, a relação com outras entidades do movimento social; estrutura da Fenafar, finanças, formação dos dirigentes sindicais, relação da Fenafar com a base, Comunicação, Jurídico. Nestes eixos, se debateu inúmeras iniciativas e definidas prioridades.
Este é o quinto seminário de planejamento estratégico realizado pela Federação. A facilitação do seminário foi feita pela equipe do Centro de Estudos Sindicais – CES. Para Augusto Petta, coordenador do CES, “a Fenafar é uma entidade bem organizada que já realizou vários planejamentos estratégicos, o que contribui para ser uma entidade com objetivos e rumo. O planejamento faz com que a entidade não atue só em torno das circunstâncias e dos problemas momentâneos, mas que tenha uma visão estratégica, definida de forma coletiva, que orienta esta ação da diretoria”.
O vice-presidente da Fenafar, Rilke Novato, avalia que o planejamento “é fundamental não só pelo fato de planejar as ações da Federação de forma mais organizada, com cronograma definido, mas porque é um espaço, um momento que dá oportunidade para discutir o sentido da Federação, dos sindicatos. É um espaço importante”.
“Achei super interessante o encontro num local que nos fizesse focar no objetivo do planejamento e a dinâmica também foi interessante, porque ele aborda vários temas e é amplo e são temas de grande relevância para a nossa atuação”, avaliou Isabela Sobrinho, diretora do Departamento Jurídico da Fenafar e que participou pela primeira vez de um seminário de planejamento estratégico da Fenafar.
Para Elaine Cristina, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Norte, que também participou pela primeira vez, "o planejamento foi muito dinâmico, produtivo, e inclusive quero adotar lá no sindicato. É importante para identificar os problemas. Às vezes a gente acha que está tudo bem, mas na dinâmica conseguimos ver as dificuldades e a interação faz com que cada um possa trazer a sua contribuição no sentido de encontrar soluções para enfrentar os problemas.
O calendário aprovado para 2016 foi:
20/21 de Maio – Conselho de Representantes da Fenafar
21 de maio – Reunião da Diretoria Executiva da Fenafar
26 e 27 de Agosto – Reunião da Diretoria Executiva da Fenafar
25 e 26 de Novembro – Conselho de Representantes da Fenafar
26 de Novembro – Reunião da Diretoria Executiva
Fonte: Fenafar
Leia também:
+ Notícias