Farmacêuticos marcam presença no 15 de março
Manifestações ocorridas no Brasil mostraram total desaprovação à proposta do governo Temer em mudar o regime previdenciário.
Dirigentes da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), filiada à CNTU, e de sindicatos associados à entidade participaram das manifestações em várias cidades do País contra a reforma da Previdência Social, neste 15 de março. “Só a unidade e a mobilização popular podem barrar os retrocessos que esse governo quer impor aos trabalhadores. As manifestações desta quarta-feira são uma mostra do descontentamento e da rejeição a essa reforma da Previdência que, na prática, acaba com a possibilidade de os trabalhadores e trabalhadoras se aposentarem. Vamos impedir essa atrocidade”, afirmou o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, que participou do ato em Florianópolis.
Em todas as capitais aconteceram grandes mobilizações. Desde as primeiras horas do dia até o final da noite centenas de atividades se multiplicaram pelo País. Houve paralisação de motoristas de ônibus, metroviários, bancários, metalúrgicos, professores, químicos e servidores públicos de várias áreas. A avaliação dos organizadores é de que o recado foi dado: o povo não vai aceitar passivamente as reformas da Previdência e trabalhista.
Na capital paulista, a partir das 16 horas, ocorreu o ato, com concentração no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em pouco tempo, a Avenida Paulista estava tomada nos dois sentidos, reivindicando a rejeição total da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que define a reforma. Um dos principais pontos em questão é que seja estabelecida idade mínima de 65 anos, eliminando a concessão do benefício por tempo de serviço. O valor da aposentadoria, de acordo com o projeto, passará a ser calculado levando-se em conta 51% das maiores contribuições com 1% adicionais a cada ano de contribuição. Na prática, isso faz com que seja necessário trabalhar formalmente por 49 anos para se obter o benefício integral.
Comunicação CNTU
Com informações da Fenafar
Leia também